Fogo amigo na Câmara e desinteresse dos edis pela Feira do Livro

Fogo Amigo? O humor de quem comanda o Centro Administrativo Municipal, do 7° andar, não é exatamente o melhor em relação àquele que deveria ser o fiel escudeiro da gestão Rodrigo Decimo/Lucia Madruga no Legislativo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Afinal, o líder do governo, o edil Givago Ribeiro, do PSDB, se somou à oposição para derrubar veto específico às emendas parlamentares ao Plano Plurianual (PPA), as metas para o período de 2026 a 2029.

 
Givago acompanhou a derrubada do veto ao programa Bolsa Atleta, que prevê apoio financeiro a atletas, paratletas e atletas guias não profissionais. O tucano acompanhou o vereador Tubias Calil, do PL, que liderou a empreitada.

Desinteresse

Os relatos do Palacete da Vale Machado dão conta que os vereadores da atual legislatura, salvo raras exceções, não marcaram presença na Feira do Livro, que, aliás, é um patrimônio cultural que perpassa as gestões e as legislaturas.

 
Sem entrar no mérito, mas será que todos tinham agendas e compromissos que os impedissem de prestigiar o evento em que o parlamento contou com estande próprio?

 
Sem falar na intensa programação comandada pelo Setor de Relações Públicas e com material de distribuição, elaborado pela comunicação do Legislativo, para explicar o funcionamento do Parlamento (dias de sessões plenárias, audiências públicas, funcionamento das comissões permanentes, etc).



Pela esquerda
Executiva do PT gaúcho, comandada pelo santa-mariense Valdeci Oliveira, marcou para 29 de novembro a data em que serão anunciados os nomes daqueles que devem integrar a chapa majoritária do partido para 2026, no Rio Grande do Sul. Se fosse hoje, os nomes são conhecidos, a começar por Edegar Pretto, presidente da Conab, como o petista indicado para concorrer outra vez ao Palácio Piratini.

Pela esquerda II
Em princípio, outros nomes a ser indicados pela principal sigla de Esquerda no Estado são os de Paulo Pimenta e Paulo Paim, ambos ao Senado e o segundo à reeleição. Mas, cá entre nós, o tempo é tão longo (dois meses e meio são uma eternidade em política) que tudo pode mudar. Inclusive Paim decidir mesmo que não concorre. Com o que haveria vagas sobrando aos aliados. Desde que eles queiram, claro.

Com Graúdos do...
Esse cara vai crescer ainda mais na política de Santa Maria. Tem muita habilidade no trato”. As frases, literais, são de um prócer estadual do MDB, se referindo ao vereador Lorenzo Pichinin, do PSDB da Boca do Monte, após a visita deste a Porto Alegre, no meio desta semana – mais exatamente na quarta-feira, 10. Foram encontros com lideranças graúdas do emedebismo estadual.

...Mdb do Rio GrandeMDB DO RIO GRANDE
O parlamentar tucano mostrou prestígio com os grandões do MDB. Entre os encontros mantidos, um foi com o deputado (e secretário de Desenvolvimento Social), Beto Fantinel, a quem presenteou com pequena estátua de Nossa Senhora das Graças, e outro com o vice-governador Gabriel Souza. O edil também visitou o ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, atual secretário de Planejamento na prefeitura da Capital.

E o Psd, Hein ?
Com a chegada dos tucanos graúdos ao PSD santa-mariense, a pergunta se coloca: como fica a direção do partido que, em nível estadual, passa a ter o ex-PSDB Eduardo Leite como principal líder? O presidente local da sigla é Jorginho Leal, mas continuará? No Estado, o comando ficou com o governador, e em Santa Maria, como será? Ouvido pela coluna, dirigente local tucano foi enigmático: “isso será visto posteriormente”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Corte de cargos abre caminho para a terceirização na Câmara Anterior

Corte de cargos abre caminho para a terceirização na Câmara

A nada fácil sucessão no PP de Santa Maria. Mas já existem interessados Próximo

A nada fácil sucessão no PP de Santa Maria. Mas já existem interessados

Claudemir Pereira